Escolha uma Página

A exposição

Um pouco de historia

Este projeto visa popularizar a matemática, através da produção, montagem e dinamização da exposição “Simetria: Jogos de Espelhos”, que se pretende que venha a estar disponível em espaços públicos da cidade de Niterói, durante a vigência do projeto e que futuramente passe a ter uma versão itinerante que poderá ser levada a escolas e outros espaços.

Esta exposição será uma nova versão da exposição “Simmetria: giochi di specchi”, originalmente desenvolvida pela Professora Maria Dedó do Departamento de Matemática “F. Enriques” da Universidade de Milão, que  posteriormente teve uma segunda versão apresentada pela Associação Atractor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e que agora funciona como Exposição Itinerante.

Foco da exposição

Queremos apresentar uma abordagem interativa para o estudo de Simetrias, uma área da Geometria naturalmente conectada com a Natureza, Arte e Arquitetura. Os principais objetos da exposição serão caixas de espelhos que funcionarão como “máquinas que constroem simetrias”, tanto no plano (2D) como no espaço (3D).

Teremos outras ações associadas à exposição, como visitas escolares e encontros para formação de professores sobre simetria e máquinas que constroem simetrias.

 

Financiamento

“Simetrias: jogos de espelhos” foi selecionado por mérito, na área “Escolarizada e inovadora”, do PDPA-Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – uma parceria entre a Prefeitura Muniipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC). O edital PDPA fez a seleção de projetos aplicados (pesquisa e extensão) cooordenados por pesquisadores e/ou extensionistas vinculados à UFF, em consonância com o Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) -2033 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Skip to content